QR Codes na Sala de Aula

Apesar dos QR Codes estarem em todos os lugares, supermecados, lojas, cartazes, vitrines, muitos professores ainda não se tocaram que os quadradinhos cheios de códigos podem ser uma ferramenta interessante para a sala de aula.

Mas o que são esses tais de QR Codes? QR é a abreviação de Quick Response. Na verdade, os QR codes são códigos de barra, mas com uma grande capacidade de armazenamento de dados. Tornaram-se populares por isso e também pelo fato de serem facilmente lidos por vários aplicativos de scanner amplamente disponíveis nos celulares. Eles foram inicialmente criados pelos japoneses para utilização na indústria automobilística, mas acabaram tendo várias aplicações em diversos setores.

O que fazer então com o QR Codes na sala de aula? Há muitas opções, mas primeiro considere o fato de que se você pode colocar link, áudio, texto, mensagem, números de telefone, google maps, o livro-texto, que é estático, pode ganhar uma nova dimensão. O professor pode recriar, remixar, reinventar o livro-texto, tornando-o mais interativo por meio da utilização dos QR Codes. Por onde começar? Pelo simples e eficaz. Imagine que você quer que os alunos acessem um determinado link para checarem uma informação. Geralmente, ao digitar o link, erram, esquecem letras. Com os códigos que você mesmo cria, eles vão escanear e mágica, o link vai abrir diretamente no dispositivo móvel deles! Voilà!

QRCode

E como se cria o tal do QR Code? Há várias plataformas de criação de QR Codes. Uma das que mais gosto é o QRStuff . É gratuito. Dá vários formatos

de QRCodes (mensagens, telefones, links, cartões, etc) e também deixa você personalizar a cor do QR Code, opção interessante para o professor que quiser fazer atividades de grupo em que cada grupo tem uma tarefa específica. Com cores diferenciadas, fica mais fácil a distribuição do códigos impressos para os respectivos grupos.  Então, para começar, acesse o QRStuff, pense em uma parte do seu planejamento em que seria interessante a inclusão de um link com informações para os alunos pesquisarem. Coloque o link no lugar determinado, escolha a cor, e o seu QR Code será gerado automaticamente. Você pode dar um download ou já mandar imprimir. Você poderá distribuir para os alunos e pedir para eles colarem o código no próprio livro como referência ou no caderno.

Imagine, então, trabalhar contação de estória com a utilização do QR Code?! Cada aluno pode ter uma parte para colocar em ordem. Você pode criar mensagens dos personagens, ou uma mensagem de texto para os alunos decodificarem.

Para geografía e história, o professor pode criar um mapa no Google Maps com alguns marcadores sobre locais históricos ou, por exemplos, pontos de extrema pobreza, e dar para os alunos QR Codes com o respectivo mapa para os alunos escanearem, visualizarem o mapa e fazerem análises.

Quer fazer uma revisão do conteúdo de aula. Crie uma página no Google Docs, dê o QR Code para os alunos, eles escaneam, adicionam notas ao documento e depois já têm o link para revisarem a matéria.

Voz também pode ser adicionada ao QR Code com o QR Voice. Você digita o texto, seleciona o idioma, e a mensagem vira um arquivo de áudio.

Screen Shot 2014-04-03 at 12.16.32 PM

Ou ainda pode utilizar o Vocaroo para gravar uma mensagem e o site automaticamente criar o QR Code com o seu áudio.

vocaroo

 

vocaroo2

E o lembrete do dever de casa? Ah, esse fica mais divertido se estiver codificado em um QR, com uma mensagem especial do professor!

Bem, depois de criar os códigos, você e seus alunos precisam de um leitor de QR Codes. Para o iOS (iphones e ipads), gosto muito do Redlaser. Também está disponível para celulares Android. Há outras opções também, como o QR Reader para iOS e  QuickMark QR Code Reader para iOS e Android.

Há inúmeras possibilidades criativas de QR Codes em sala de aula. Agora, gostaria de saber mais de você, professor. Como você imagina usando o QR Code na sala de aula? Que tal me mandar um email com suas ideias? Escaneie o QR code abaixo e envie a mensagem para mim.

Screen Shot 2014-04-03 at 11.41.55 AM

 

 

 

 

 

 

 

No comments yet.

Leave a Reply